top of page

História

Origem 


O Movimento Ashinaga surgiu no Japão a partir do ativismo social pelos direitos das crianças órfãs por causa de acidentes de trânsito, impulsionado pelos Srs. Yoshiomi Tamai e Shinji Okajima no começo da década de 1960. Suas atividades levaram à criação da organização civil Koutsuiji wo Hagemasukai em 1967 (renomeada Koutsuiji Ikueikai em 1969), cujo maior objetivo era fazer justiça às vítimas de acidentes de trânsito e suas famílias. Com o passar dos anos, com o intuito de oferecer bolsas de estudo e apoio educacional para crianças órfãs por mais diversas razões - por exemplo, desastres naturais e doenças - foi criada a Ashinaga Ikueikai em 1993. 


Apoio Internacional 


Após o Grande Terremoto de Hanshin-Awaji no Japão em 1995, um fenômeno que matou 6.434 pessoas, a Ashinaga Ikueikai recebeu doações de pessoas no exterior que desejavam apoiar as crianças que perderam os pais por causa do desastre. Esse apoio internacional comoveu os órfãos beneficiados, que em continuação dessa corrente de solidariedade, foram motivados a expandir o Movimento Ashinaga para o exterior, dentro da filosofia de retribuição ao próximo (“Paying it Forward”) que é um pilar fundamental da Ashinaga Ikueikai.  


Programas no Exterior 


Em 2003, o primeiro centro de apoio às crianças órfãs no exterior, chamado Rainbow House, foi estabelecido em Nansana, Uganda, para apoiar crianças da epidemia de HIV/AIDS. Três anos depois, a organização começou a oferecer bolsas de estudo para estudantes órfãos de Uganda, Indonésia, Sri Lanka, Iraque, Afeganistão, Somália e Haiti, possibilitando que estudassem em universidades no Japão.   


Este programa de bolsas internacionais se consolidou em 2014 e foi renomeado como Iniciativa Ashinaga África (IAA), um programa de liderança internacional que oferece bolsas de estudo no exterior para órfãos de alto desempenho escolar e em vulnerabilidade socioeconômica da região da África Subsaariana. Compartilhando o mesmo espírito de retribuição (“Paying it Forward”) do Movimento Ashinaga, os bolsistas da IAA têm a missão de retornar às suas comunidades após a formatura para contribuir com o desenvolvimento da região, como líderes compassivos e agentes de mudança.   

  

Fundação da Ashinaga Brasil  


Fundada como uma organização sem fins lucrativos em São Paulo em 2019, a Ashinaga Brasil é uma organização parceira da Ashinaga Ikueikai e parte do Movimento Ashinaga global, comprometida em oferecer apoio financeiro e socioeducativo a estudantes que perderam um ou ambos os pais.   


Como implementadora regional da Iniciativa Ashinaga África (IAA), a Ashinaga Brasil oferece bolsas integrais para estudantes excepcionais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) que desejam estudar nas melhores universidades do Brasil. Este é um projeto permanente com foco na Cooperação Triangular Sul-Sul e é realizado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil e outros parceiros.   


Os bolsistas de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé Príncipe atualmente estudam nas principais instituições públicas e privadas do Brasil, com vagas concedidas aos bolsistas da IAA em reconhecimento ao seu alto desempenho escolar. Após a formatura, os graduados do programa assumem o compromisso de se tornarem profissionais líderes e retornarem à região da África Subsaariana para contribuir com o desenvolvimento de suas comunidades.  


Além da Iniciativa Ashinaga África, a Ashinaga Brasil busca realizar atividades de cooperação e desenvolvimento com outras organizações na linha da Cooperação Triangular Sul-Sul, com foco em particular na comunidade nipo-brasileira. Algumas dessas atividades incluem o Kaigai Kenshu - um programa de treinamento de um ano para estudantes japoneses que desejam ganhar experiência em São Paulo, Brasil - e o programa Rainbow Exchange - um programa de treinamento de curta duração no Japão para estudantes universitários de Brasil que desejam aprender mais sobre a cultura e tradições japonesas. Ambos os programas buscam formar laços de amizade entre estudantes do Brasil e do Japão que perderam um ou ambos os pais e fortalecer o Movimento Ashinaga pelos direitos dos órfãos.  


Como uma entidade separada da Ashinaga Ikueikai, a Ashinaga Brasil é responsável por sua própria estratégia, programas e captação de recursos, com 30% de seu orçamento atual sendo arrecadado localmente no Brasil. Até 2026, a organização pretende arrecadar 100% do seu orçamento localmente, permitindo-lhe apoiar ainda mais a missão do Movimento Ashinaga, que desde 1969 possibilitou que mais de 110.000 estudantes órfãos tivessem acesso à educação em todo o mundo. 

bottom of page