top of page
Buscar

Solidariedade: bolsistas realizam atividade voluntária para pessoas com deficiência

Grupo de pessoas reunidos em um ginásio, segurando cartazes produzidos manualmente pelos atendidos e voluntários da atividade.
Bolsistas e staff da Ashinaga Brasil, em companhia dos atendidos e funcionários do Centro Social Nossa Senhora da Penha (CENHA).

No dia 15 de julho de 2024, em homenagem ao Dia Mundial das Competências dos Jovens, a Ashinaga Brasil promoveu uma ação voluntária em parceria com o Centro Social Nossa Senhora da Penha (CENHA), localizado na zona leste de São Paulo. Pela primeira vez, uma atividade do tipo foi realizada como parte do tsudoi, treinamento anual de liderança realizado pela Ashinaga Brasil, que conta com a presença de todos(as) os(as) bolsistas do programa.


Durante o período vespertino, oito bolsistas da Iniciativa Ashinaga África (IAA) facilitaram diversas atividades utilizando recursos lúdicos, com o intuito de apresentarem importantes elementos culturais de seus países, como a dança e a música. Contando com um público de 30 participantes, de diferentes faixas etárias, também foram realizadas oficinas de desenho e pintura, visando engajar a interação entre todos os presentes.


Três jovens segurando um cartaz com mãos carimbadas com tintas coloridas, onde lê-se "Voluntariado Ashinaga - CENHA".
Bolsistas Dalton Nazaré (São Tomé e Príncipe, turma 9), Ana Sebastião (Angola, turma 10) e Matuzalém Kibazola (Angola, turma 9) com cartaz produzido por eles ao final da ação voluntária.

Por serem de cursos de graduação distintos, os(as) mediadores(as) da ação puderam implementar diferentes tipos de conhecimento no planejamento e na execução das recreações. Sobretudo, como parte do desenvolvimento dos(as) bolsistas dentro dos valores da IAA, o momento foi uma excelente oportunidade de amplificar o crescimento pessoal e a vivência multicultural.


Em um gesto inspirador de solidariedade e comprometimento com o futuro, os(as) bolsistas da Ashinaga Brasil não apenas organizaram uma ação social, mas também cultivaram o espírito de retribuição daquilo que recebem através da IAA à socidade. Através da empatia e da generosidade, constroem uma liderança compassiva, semeando, assim, uma robusta motivação para as próximas gerações.



O voluntariado permitiu que os bolsistas fossem além do eixo acadêmico-profissional, muito presente em suas rotinas. A ação lhes deu a oportunidade de trabalhar em grupo, sem deixar de fortalecer o potencial de liderança individual.

Juliana Fraquetto, Coordenadora de Relações Estudantis da Ashinaga Brasil




O CENHA

O Centro Social Nossa Senhora da Penha é uma entidade de caráter filantrópico com mais de 50 anos de história, cujo compromisso principal é o atendimento de pessoas com deficiência intelectual ou que enfrentam problemas de aprendizados em situação de vulnerabilidade. Atualmente, acolhem cerca de 350 pessoas, entre crianças, jovens e adultos.


A organização conta com um grande espaço físico, onde uma equipe multidisciplinar e altamente qualificada fornece serviços de apoio às pessoas com deficiência. Atividades como a hidroterapia e a equoterapia são dois dos destaques que levaram ao reconhecimento especial da Prefeitura de São Paulo pelo excelente trabalho.


Em nome do staff e dos bolsistas, a Ashinaga Brasil agradece a toda a equipe e aos atendidos do CENHA pela colaboração e receptividade calorosas!


Confira abaixo algumas fotos do dia de voluntariado:



315 visualizações0 comentário

Comentários


Os comentários foram desativados.
bottom of page