António Borges (Cabo Verde, Turma 8) é um exemplo de dedicação e compromisso com a transformação social por meio da educação e através da Iniciativa Ashinaga África. No Brasil, ele estuda Relações Internacionais na Universidade de São Paulo (USP), considerada uma das melhores universidades do mundo todo, e tem vivido experiências enriquecedoras desde então.
Estar no Brasil tem sido uma experiência muito rica, tanto em termos acadêmicos quanto pessoais. A diversidade cultural, o ambiente acadêmico da Universidade de São Paulo e as interações sociais ampliaram minha perspectiva sobre as diversas realidades e os desafios que enfrentamos na construção de sociedades mais inclusivas e justas.
Atualmente, António também está estagiando na Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente, da Prefeitura de São Paulo. “Essa experiência tem me proporcionado uma compreensão mais profunda sobre políticas públicas e o impacto direto que elas têm na vida das pessoas,” observa. O estágio tem sido uma oportunidade para António acompanhar de perto a elaboração de políticas que atendem às necessidades das populações migrantes no Brasil, desde a criação de planos municipais até iniciativas voltadas para a proteção de direitos fundamentais.
O estágio tem oferecido aprendizados que têm alimentado sua visão crítica sobre a importância dos direitos humanos e da equidade educacional, o que tem inspirado os planos de António para transformar sua comunidade de origem em um futuro próximo.
“Meu kokorozashi [em tradução livre, "desejo do coração"] está fortemente relacionado à educação, especialmente no contexto da inclusão social e oportunidades educacionais para jovens da minha comunidade,” afirma António. Ele acredita que a educação é fundamental para a transformação social e o desenvolvimento comunitário e, por isso, seu projeto futuro é implementar iniciativas que ampliem o acesso à educação superior para aqueles que mais precisam, ajudando-os a se tornar agentes de mudança.
Além de sua formação acadêmica e profissional, António tem se destacado na gestão da Associação Lusófona dos Estudantes da Ashinaga (ALEA). O objetivo da associação é criar uma rede de apoio entre os bolsistas e construir um legado de projetos que beneficiem a comunidade estudantil dentro do programa, como eventos de confraternização, palestras, workshop e viagens culturais pelo Brasil.
“Desde que assumi a presidência da ALEA, tenho trabalhado com uma equipe dedicada para promover a interação entre os estudantes e a Ashinaga Brasil, além de fortalecer o espírito de solidariedade e liderança.”
O percurso de António enquanto bolsista da IAA, com seu envolvimento em diversas frentes acadêmicas e sociais, é um exemplo de como a educação pode transformar vidas e comunidades.
Quer saber mais sobre as realizações dos(as) nossos(as) bolsistas e como eles estão gerando mudanças positivas ao redor do mundo? Clique aqui e saiba mais!
Kommentare